O que é Intolerância à lactose?
A intolerância à lactose, também conhecida como deficiência de lactase, é a incapacidade que o corpo tem de digerir lactose – um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos.
Tipos
Existem três tipos de intolerância à lactose. Conheça:
- Intolerância à lactose primária, resultado do envelhecimento. É comum em pessoas de idade mais avançada;
- Intolerância à lactose secundária, resultado de alguma doença ou ferimento;
- Intolerância à lactose congênita, quando a pessoa já nasceu com o problema.
Causas
A intolerância à lactose acontece como consequência de um outro problema:
A deficiência de lactase. Ela ocorre quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade necessária de da enzima lactase, cuja função é quebrar as moléculas de lactose e convertê-las em glucose e galactose.
A presença de lactose no organismo se dá por meio da ingestão de leite e seus derivados.
Normalmente os anos vão passando e a chance de desenvolver a intolerância aumenta, sintomas, diarreia, obstipação, dores abdominais, inchaço, dores de cabeça. Por conseguinte deverá usar alimentos sem lactose e eventualmente usar uma enzima a lactase quando estiver em eventos, ou quando der aquela vontade de comer uma pizza. O intolerante deve fazer uso de lactobacilos para deixar uma flora intestinal saudável. Hoje a indústria tem ofertado vários alimentos sem lactose, leite, iogurte, queijos, leite condensado, etc, mas é sabido que dependendo do grau o paciente nem consegue utilizar, pois, alguns não são 100% sem lactose.
Cabe o profissional ensinar o paciente a conviver melhor com sua intolerância e sempre buscando melhor qualidade de vida!