Você controla o apetite, evita excessos, faz exercícios físicos regularmente e, mesmo assim, não emagrece. Parece que seu próprio corpo está boicotando a sua dieta.
Como descobrir?
O exame de calorimetria é o teste mais indicado para esses casos. Ele mede o metabolismo basal, que é a quantidade de calorias gastas pelo organismo para a manutenção das funções vitais do corpo em repouso, como temperatura corporal, respiração, batimentos cardíacos, funções celulares e assim por diante e também mede o gasto realizado durante uma atividade física .
Como é feito o exame de calorimetria?
O exame, simples e indolor, é realizado no próprio consultório e demora de 15 a 20 minutos. Deitado em uma maca ou sentado o paciente respira em uma máscara que leva o ar até um aparelho, que fornece os dados.
Com o teste, é possível definir melhor a quantidade ideal de calorias que cada pessoa pode consumir. “Dessa forma, evitamos a hiperalimentação e também o contrário, uma alimentação tão pobre que o paciente não tem energia nem para fazer atividade física”.
Por isso, inclusive, a calorimetria é bastante utilizada por atletas.Atualmente para fazermos um cardápio para hipertrofia, também é indispensável pois sabendo com exatidão o metabolismo do paciente, conseguimos definir o cálculo 2,0 kilos/peso de proteína e as 500 calorias a mais que o corpo precisa para obtermos um resultado, assim conseguimos com maior rapidez definir os suplementos indicados não necessitando fazer tentativas indo direto ao acerto.
É claro cada corpo reage de uma maneira, mas as chances de acerto é muito maior.
Atualmente dizemos que o cardiologista necessita de no mínimo eletro cardiograma, nutricionistas, endocrinologista e nutrólogos necessitamos conhecer o metabolismo individual de cada paciente para definirmos os métodos do tratamento através da calorimetria.
Realizamos os exames 2 vezes por semana, e também a calorimetria que se faz em movimento (esteira ou bicicleta, onde o paciente vai trabalhar sempre com sua frequência cardíaca) através de um treinamento mais monitorado ele saberá quais serão sua zonas de treinamento (onde ele irá queimar mais calorias, onde trabalha condicionamento físico e onde realiza uma hipertrofia mais rápida (este exame é realizado uma vez por mês).
Dificuldade para emagrecer
Quem tem maior dificuldade em emagrecer apresenta hipometabolismo, gasto energético menor que 10% do metabolismo basal. Através deste exame vai saber se realmente possui. São pessoas que podem apresentar doenças tiroidianas, ovário policísticos, respiratórias, crônicas e obesidade mórbida ou pessoas com muita pouca massa muscular .
O metabolismo destas pessoas é mais lento, gasta menos energia, por isso elas precisam de menor quantidade de alimentos para suas funções orgânicas.
Exercícios físicos regulares, dieta fracionada e a ingestão de determinados alimentos (como proteínas, que possuem efeito térmico maior e utilizam mais energia para metabolizá-las) auxiliam no aumento do metabolismo e consequente na melhora dos resultados,assim com o diagnóstico de quantas calorias necessita é só realizar um cardápio adequado para seu metabolismo, a fim de que obtenha um ótimo resultado.
Gasto calórico acelerado
Existem as pessoas quem gastam mais calorias – possui hipermetabolismo ou gasto energético maior de 30% do basal, muitas vezes aquelas pessoas que tentam engordar e não conseguem ,ou que realizam dietas para hipertrofia sem sucesso ,gastam horrores em suplemento .Sabendo a caloria do paciente é somente calcular o que seu corpo necessita, adaptar as sua realidades e chegamos ao sucesso!!!
Metabolismo normal
A maioria da população encontra-se aqui ,mas com o exame de calorimetria diagnosticamos os valores de cada individuo ,pois é sabido que o ser humano possui metabolismos diferentes cada qual com o seu.
Consequente realizando um cardápio personalizado de acordo com o seu metabolismo e o resultado será muito mais rápido.
Faça como os grandes atletas conheça seu metabolismo e vá em busca de suas metas .
Calorimetria em Movimento
Calorimetria em movimento é um exame que é realizado em uma bicicleta ergométrica ou em uma esteira, onde o paciente vai trabalhar com sua frequência cardíaca, através de um treinamento monitorado visando melhorar a performance no exercício.
Você saberá as zonas de treinamento, onde ocorre sua zona de maior queima calórica, zona de condicionamento físico, a zona onde realiza hipertrofia e a zona onde perde massa muscular.
Faça como os grandes atletas de um upgrade no seu treino!
Observe a imagem abaixo:
Calorimetria em Repouso
A calorimetria em repouso ou calorimetria indireta é um exame utilizado para medir a taxa metabólica de repouso. O organismo consome uma quantidade fixa de oxigênio por cada caloria oxidada. Pela diferença entre a quantidade de oxigênio no ar inspirado e expirado, o aparelho calcula com precisão quantas calorias o corpo está “queimando” naquele momento. Cada pessoa tem a sua própria taxa metabólica de repouso. Duas pessoas com mesma idade, sexo, peso e altura provavelmente terão metabolismos energéticos diferentes.
O que é o metabolismo energético?
Metabolismo energético se refere à forma com que o corpo gasta energia. A taxa metabólica de repouso – também chamada de taxa metabólica de repouso ou metabolismo de repouso – representa em torno de 70% do gasto energético total e se refere às calorias gastas pelo corpo para manutenção das funções básicas no repouso, como os batimentos cardíacos, respiração, controle da temperatura corporal, etc. O restante do gasto energético provém das calorias gastas na digestão dos alimentos (aproximadamente 10%) e com a atividade física diária (percentual variável).
Como é feito este exame?
O exame é realizado em consultório, dura aproximadamente 20 minutos e é totalmente indolor. É necessário que o paciente esteja em repouso, em ambiente calmo e completamente relaxado. Consumo de alimentos, atividade física intensa, situações estressantes e uso de estimulantes (cafeína, por exemplo) podem elevar o metabolismo e devem ser evitados nas horas que antecedem o exame. Durante o procedimento, após a colocação de um clip nasal para impedir que o ar expirado saia pelas narinas, o paciente é orientado a respirar por um bocal que leva o ar diretamente ao aparelho para que a quantidade de oxigênio eliminada seja medida. Este processo dura de 10 a 15 minutos. Os dados fornecidos são então inseridos em um programa de computador que irá fornecer a taxa metabólica de repouso do paciente em Kcal/dia.
Observe na imagem abaixo: